terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Windows 8: como habilitar o efeito de transparência nas janelas

Saiba como simular o Aero Glass no Windows 8.
 
 
Deixando as janelas do Windows 8 transparentes
(Fonte da imagem: iStock)

Houve uma série de mudanças visuais ocorridas na nova versão do sistema operacional da Microsoft. No entanto, talvez aquela que você esteja sentindo mais falta seja o efeito causado pelo Aero Glass. Esse recurso tinha uma função estética, que era aplicar as transparências presentes nas janelas do Windows 7 e Vista.

Embora tal ferramenta modifique apenas aspectos visuais do sistema operacional, quem gostava das janelas transparentes pode ter ficado um pouco frustrado com a mudança brusca. Afinal, o Windows 8 voltou ao padrão “opaco”. No entanto, se você está com saudades da aparência antiga, há como simular esse efeito mesmo na nova versão do SO.

Para isso, é preciso instalar alguns programas no computador e realizar umas poucas configurações por meio deles. Quer aprender como fazê-lo? Basta acompanhar o tutorial abaixo.

Pré-requisitos:

  • Programa Aero8Tuner presente no computador;
  • Aplicativo bLend instalado no Windows.

Deixando as janelas transparentes

O Aero8Tuner tem como função permitir que você altere as configurações do recurso Aero do sistema operacional da Microsoft. Com ele, você pode mudar as cores das janelas ou simplesmente desabilitá-las. Da mesma forma, é possível utilizá-lo para alterar o balanço de cores, o que afeta a intensidade dos tons, e forçar o modo Alto Contraste para temas regulares.

Vamos começar alterando as configurações necessárias por meio do Aero8Tuner. Após descompactar o programa no seu computador, execute-o e, como um primeiro passo, marque a alternativa “Enable Window Colorization”. Em seguida, mova a barra de rolagem presente em “Color Balance” até a posição máxima.

Configurando o Aero8Tuner
(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Por último, marque a alternativa “Force High Contrast Mode”. Então, clique no botão “Save” para que as alternativas sejam armazenadas nos registros do Windows.

Suavizando os efeitos criados

Agora, vamos utilizar o bLend, que é um programa cuja função é ajudá-lo a ajustar a transparência da tela. Dessa forma, vamos melhorar o efeito gerado pelo Aero8Tuner, suavizando a visualização para que fique mais agradável. Esse programa funciona em segundo plano e é necessário estar sempre ativo para aplicar a sua função.

Após executá-lo, ajuste a barra de rolagem presente na alternativa “Global bLending” até a posição 254 (que é o máximo). Em seguida, marque a opção “Start at system booting”, caso você deseje manter o efeito mesmo após reiniciar ou ligar novamente a máquina.

Configurando o bLend
(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Prontinho! Nesse ponto, as suas janelas do Windows 8 já devem estar completamente transparentes, como na imagem abaixo:

Deixando as janelas transparentes
(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Vale apenas lembrar que é preciso manter o bLend sempre ativo para que a suavização seja aplicada. Caso contrário, as janelas ficam com um efeito “borrado” e desagradável. Se você quiser desfazer as alterações, basta reverter o processo no Aero8Tuner e desabilitar o bLend.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário: