quarta-feira, 22 de maio de 2013

Os 10 robôs mais incríveis da história do cinema

Editar




Relembre alguns filmes que marcaram época e seus personagens robóticos que entraram para a história.

Fãs de filmes de ficção científica estão fervorosos aguardando a iminente estreia do longa-metragem “Pacific Rim”, previsto para chegar aos cinemas brasileiros no dia 9 de setembro.

A obra dirigida por Guilherme Del Toro ficará conhecida por aqui como “Círculo de Fogo” e ambienta-se em um futuro não tão distante, no qual soldados especialmente selecionados utilizam robôs gigantes para combater criaturas alienígenas que emergem misteriosamente do Oceano Pacífico.

Enquanto a produção não entra em cartaz, que tal relembrar outros filmes clássicos que contam com a presença de robôs incríveis em seus gloriosos roteiros? Preparamos uma seleção com as máquinas mais inesquecíveis que já deram as caras nos cinemas – sejam elas gigantes ou não. Confira!

1) T-800 (O Exterminador do Futuro)

Também conhecido como Cyberdyne Systems Model 101 Series 800 (ou simplesmente “O Exterminador”, como a maioria prefere chamar), o T-800 é o androide assassino vivido por Arnold Schwarzenegger na aclamada série de filmes “O Exterminador do Futuro”.

Famoso pelo jargão “Hasta la vista, baby”, o robô é o primeiro modelo enviado pela inteligência artificial Skynet para assassinar Sarah Connor, futura mãe de John Connor, que mais tarde se tornaria líder da resistência humana contra a supremacia robótica.

Os 10 robôs mais incríveis da história do cinema
T-800 (Fonte da imagem: Reprodução/Wikia)

2) Marvin (O Guia do Mochileiro das Galáxias)

“Minha capacidade para ser feliz poderia ser colocada numa caixa de fósforos. Sem tirar os fósforos antes.”
Se você conhece essa frase (e deu risada dela), é bem provável que você também saiba a importância de uma toalha em uma eventual viagem através do espaço sideral.

Inspirado no livro de Douglas Adams, “O Guia do Mochileiro das Galáxias” é considerado por muitos como uma das maiores obras de ficção científica da história. Grande parte desse sucesso se deve ao carismático personagem Marvin, um robô de bordo da nave Coração de Ouro (que, por sua vez, é equipada com o incrível motor de improbabilidade infinita).

Embora tenha o cérebro do tamanho de um planeta e um QI 30 bilhões de vezes maior do que o de humano comum, Marvin costuma ser designado para tarefas extremamente banais – como abrir portas ou simplesmente manter-se sentado –, o que lhe causa uma profunda depressão e desgosto pela vida. O personagem tornou-se tão famoso que já foi homenageado diversas vezes – como na música “Paranoid Android”, interpretada pela banda britânica Radiohead. Por sinal, tal canção faz parte do álbum “Ok Computer”, cujo título também é inspirado na série de Douglas Adams.

Os 10 robôs mais incríveis da história do cinema
(Fonte da imagem: Reprodução/Turbo Squid)

3) Optimus Prime (Transformers)

Líder dos Autobots e protagonista da franquia “Transformers”, Optimus Prime é provavelmente o robô mais famoso de nossa lista. O grandão marca presença em todos os filmes, desenhos animados e HQs oficiais da série, tendo como sua forma alternativa um majestoso caminhão azul e vermelho.

Além do “Líder Optimus”, vale a pena citar outros personagens que também dão as caras em grande parte dos longas-metragens – como o simpático Bumblebee (que se transforma em um Camaro amarelo) ou o maligno Megatron (líder dos Decepticons e principal rival dos protagonistas).

Os 10 robôs mais incríveis da história do cinema
Optimus Prime no terceiro filme da franquia (Fonte da imagem: Reprodução/HD Wallpapers)

4) Sonny (Eu, Robô)

Assim como Douglas Adams, o escritor Isaac Asimov é comumente referido como um dos “pais” da ficção científica. Sua obra “I, Robot” (que veio para o Brasil como “Eu, Robô”) se ambienta em um futuro utópico no qual os seres humanos contam com robôs inteligentes atuando como assistentes pessoais. Os problemas começam quando um androide chamado Sonny acaba traindo uma das Três Leis da Robótica e assassina seu próprio mestre, o Dr. Alfred Lanning.

Embora não seja um personagem muito “expressivo”, é difícil não simpatizar com Sonny e suas expressões que denunciam sua natureza maquiavélica – diferenciando-o dos outros milhares de androides que são fabricados diariamente.

Os 10 robôs mais incríveis da história do cinema
Sonny infiltrado entre outros robôs (Fonte da imagem: Reprodução/Pocket-Lint)

5) C-3PO (Star Wars)

Marcando presença em todos os seis filmes da impagável série “Star Wars”, C-3PO é um androide de protocolo (ou seja, voltado para relações sociais e diplomáticas) fluente em 6 milhões de meios de comunicação utilizados ao redor de toda a galáxia. Foi reconstruído por Anakin Skywalker e é a companhia fiel do…

6) R2-D2 (Star Wars)

Outro ícone da franquia Star Wars. Embora se comunique em uma linguagem incompreensível para humanos e outras raças alienígenas, o R2-D2 é o principal responsável pelas manutenções realizadas nas astronaves utilizadas pelos heróis da saga.

O pequeno robô serviu como inspiração para a criação do Kenny, famoso personagem do desenho animado South Park.

Os 10 robôs mais incríveis da história do cinema
C-3PO e R2-D2 (Fonte da imagem: Reprodução/ScreenRant)

7) B-9 (Perdidos no Espaço)

Os mais velhos certamente vão se lembrar de “Perdidos no Espaço”, que se originou como um seriado e logo ganhou uma adaptação para as telonas dos cinemas. No enredo, o robô B-9 (cujo nome completo é “Class M-3 General Utility Non-Theorizing Environmental Control Robot”) auxilia o grupo de heróis nas mais diversas tarefas enquanto exibe funções bastante interessantes.

Além disso, a principal característica do B-9 é seu sensor capaz de analisar os mais diversos fenômenos e alertá-lo sempre que houver um perigo iminente.

8) Sentinelas (Matrix)

O sucesso de bilheteria dirigido pelos irmãos Wachowski e protagonizado por Keanu Reeves foi um dos grandes responsáveis por fomentar a discussão sobre os eventuais danos que máquinas inteligentes podem infligir à vida dos seres humanos. O roteiro se ambienta em um futuro distópico no qual passamos a servir como fonte de energia para uma civilização de robôs intelectualmente evoluídos.

Neste cenário, um grupo de rebeldes tenta lutar contra o sistema e reaver o controle do mundo, acabando com o poder robótico. Um dos principais obstáculos são os Sentinelas, máquinas autônomas cujo único objetivo é destruir naves rebeldes.

Embora não sejam os personagens mais simpáticos já vistos em um longa-metragem, essas criaturas merecem um lugar na lista simplesmente pelo fato de serem arrepiantes e perturbadoras: afinal, quem não roeu as unhas de ansiedade enquanto elas serravam a couraça da espaçonave Nabucodonosor?

Os 10 robôs mais incríveis da história do cinema
(Fonte da imagem: Reprodução/OMfG)

9) Maria (Metropolis)

“Metropolis” é um filme alemão de ficção científica produzido em 1927 pelo austríaco Fritz Lang. A trama se ambienta no ano de 2026 em uma cidade governada autocraticamente por um poderoso empresário conhecido como Joh Fredersen. Revoltada com esse sistema, a jovem Maria decide incentivar a classe operária a reivindicar seus direitos humanos.

Fredersen, temendo uma eventual revolta por parte dos trabalhadores, decide “substituir” a verdadeira Maria por um androide capaz de imitar qualquer pessoa com perfeição. Tal robô serviria mais tarde como inspiração para a criação do C-3PO, citado anteriormente na nossa lista.

10) HAL 9000 (2001 – Uma Odisseia no Espaço)

Por fim, não poderíamos deixar de citar o clássico filme “2001 – Uma Odisseia no Espaço”, dirigido por Stanley Rubrick e que eternizou o computador de inteligência artificial HAL 9000 (ou Heuristically Programmed Algorithmic Computer 9000). Trata-se do maquinário embarcado na nave Discovery, utilizada pelos personagens para suas viagens espaciais.

O HAL 9000 não possui forma física definida, mas geralmente é representado por câmeras vermelhas espalhadas ao redor de todo o veículo. Apesar de não ser propriamente um robô, seria difícil mantê-lo fora deste tipo de seleção, pois o personagem foi um dos responsáveis por iniciar a “febre” dos PCs inteligentes.

Os 10 robôs mais incríveis da história do cinema
Câmera principal do HAL 9000 (Fonte da imagem: Reprodução/Inspiring Wallpaper)

E então, qual deles é o seu predileto? Não se esqueça de deixar um comentário nos contando a sua opinião!

Fonte: Listverse, Templates.com, About.com Movies, Den of Geek
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário: