quinta-feira, 4 de abril de 2013

A codificação Nagra 4 vai matar os receptores da Claro TV Livre?




O GPS .Pezquiza.com recebeu esta interessante pergunta através de nossa fanpage no FACEBOOK .

A codificação Nagra 4 vai matar os receptores da Claro TV Livre?

Bem, o motivo da preocupação é simples, as exigências de processamento que deve trazer a nova codificação Nagra 4 que deve ser adotada num futuro remoto por algumas das operadoras de tv por assinatura brasileiras.

Saber se a codificação Nagra 4 vai matar os receptores da Claro TV Livre é ainda mais pertinente se levarmos em consideração que o cliente compra este rececptor e com isto poderá ficar com um receptor inutilizado em mãos se os canais forem codificados em Nagra 4 e seus receptores não suportarem a nova codificação.

Ao dar uma verificada no equipamento da Claro TV Livre fiquei preocupado mas ao mesmo tempo percebi que pode vir a ser uma boa notícia para quem tem um receptor de tv via satélite pirata.

O Kit Claro TV Livre é fabricado pela Visiontec e o receptor de tv via satélite deste Kit é realmente bastante básico.

O receptor é um Visiontec modelo N5366S, a parte que nos interessa mais, que é o processador e a memória do receptor não são divulgados pela Visiontec.

No entanto outras características e outros modelos de receptor da marca mostram que eles são bastante simples.

O Visiontec N5366S somente decodifica DVB-S e MPEG2, ou seja, nada de suportar DVB-S2 e MPEG4, ou seja, o simples fato de algum canal migrar para um destes padrões de transmissão e o receptor da Claro TV Livre já deixa de captar estes canais.

Fomos então em busca de um modelo da Visiontec para servir de comparação em termos de processador e memória e pelo que vimos isto não é o forte da Visiontec.

Pelo que vimos o padrão para este tipo de receptor da Visiontec é processador de míseros 200 MHz e pequenos 64 Mb de memória RAM.

Longe, bem longe do que nos tem dito quem já teve o prazer de estudar a codificação Nagra 4.
Ora, de duas uma, ou a Claro TV está vendendo um receptor que pode deixar de funcionar já no próxima ano ou as exigências para decodificar o Nagra 4 não são assim tão grandes.

Um receptor como este aí da Visiontec já está trabalhando no gargalo, é tão fraco que até mesmo os fracos receptores daAZBOX,AZAMÉRICA e outras marcas vendidas aqui no Brasil são bem melhores que ele.

Seria isto uma péssima notícia para quem comprou ou vai comprar o Claro TV Livre ou uma boa notícia para quem tem um receptor de tv via satélite pirata?