terça-feira, 12 de março de 2013

Amazonas 3 testando nova codificação Nagra 4

Nagra 4, a próxima onda que deve chegar em breve ao mercado brasileiro em mais uma tentativa de conter a pirataria do sinal de tv no SATÉLITE AMAZONAS 3 é a codificação Nagravision 4.
 
Atualmente os principais canais dos satélites Amazonas estão codificados em Nagra 3.
 
Os testes com a codificação Nagra 4 não são novidade no mundo, algumas operadoras de tv na Europa já realizaram testes com esta codificação desde 2011 mas implementar o Nagra 4 completamente não temos notícia de nenhuma que o tenha feito realmente.
 
Algumas grandes redes de canais de esporte ou canais premium tem usado o Nagra 4 para entrega de seu sinal para operadoras de tv por assinatura nos Estados Unidos, Europa e Ásia, mas o uso do Nagra 4 ainda é pequeno que não chega a causar grande alarde, não sabemos do uso do 
Nagra 4 para entregar o sinal do canal para assinantes de operadoras de tv.
 
O motivo da demora para implementar a codificação Nagra 4 é que o valor pedido pela Nagravision pelo sistema Nagra 4 está bem acima do que as operadoras de tv por assinatura estão dispostas a desembolsar.
 
Além disto existem outras tecnologias rivais tão boas quanto e mais baratas ocupando o mercado desejado pelo Nagra 4.
 
Também, nesse meio tempo, a Europa já passou por uma crise financeira e a pirataria de tv vai sendo empurrada com a barriga e sendo combatida na base da ameaça e algumas poucas punições.
 
A idéia de implementar a codificação Nagravision 4 no satélite Amazonas 3 foi arquitetada ainda no projeto de construção deste satélite, e pode sim provocar um novo apagão nos atuais receptores de tv via satélite usados na América Latina para quebrar o sinal das operadoras de tv.
 
A codificação Nagravision 4 é realmente bastante superior à atual codificação Nagra 3, mas já pode ser considerada antiga e bastante bem estudada pelas fábricas de receptores piratas.
 
Não só o satélite Amazonas 3, mas também os novos satélites da StarOne que viriam servir ao lado do StarOne C2 podem adotar o Nagravision 4 como codificação.
 
Mas as operadoras de tv querem pagar esta conta?
 
E o que acontecerá com o mundo da pirataria de tv via satélite na América Latina e no Brasil com a chegada da codificação Nagravision 4?