Vida Saudável

As exigências da vida moderna tornam cada vez mais difícil manter uma vida mais equilibrada e saudável.

A tecnologia desenvolvida para tornar mais rápida a execução das tarefas só faz surgir mais tarefas e menos horas no dia. Mas ainda assim é possível não adoecer. Essa história é contada por Gene Stone em “Os 

Segredos das Pessoas que Nunca Ficam Doentes”.

Leia Também: Receita de massa integral ao molho de proteína de soja com berinjela.

O livro é resultado das suas conversas com 25 pessoas que deram dicas de como viver melhor e com mais saúde, como tomar banhos frios pela manhã, comer alimentos como o alho, a levedura de cerveja e canja de galinha.

Vida Saudável
As frutas também são indispensáveis para quem não quer adoecer e para diminuir o consumo de sal e apostar em alimentos que sejam ricos em Ômega 3, como é o caso dos peixes e da linhaça, dentre outros.

Ainda entre as dicas, beber bastante água e, como fazem sabiamente os espanhóis, tirar um cochilo – a famosa siesta – após o almoço. Ser mais feliz e ter atitudes mais positivas em relação à vida, outras características dos povos latinos, também são fatores determinantes para a longevidade.

Finalmente, as pessoas ouvidas por Gene também recomendam mais atividade e exercícios aeróbicos, como as caminhadas praticadas com regularidade.

Vida Saudável

Crie a possibilidade de ser saudável

Compreenda que apenas existe o presente, portanto nada de desculpas do tipo “apenas vou pecar uma vez”, ou “portei-me bem todo o dia portanto agora mereço um prémio”. Cada vez que come deve tratar esse momento como se fosse o mais importante do seu dia.

Diferencie a comida saudável.

Se for um alimento vegetal e cru então é bom de manhã à tarde e à noite. Mantenha-se longe dos alimentos carregados de gordura. Opte por carnes magras, de preferência carne de aves, evite as carnes vermelhas.

Opte por beber água

Tome a decisão de beber exclusivamente água. É a bebida original e continua a ser a melhor opção. Esqueça os refrigerantes, sumos de fruta transformados, cafés e bebidas alcoólicas. Ao beber água irá com certeza sentir a diferença no seu organismo.

Saboreie as suas refeições

Muitas das vezes estamos com tanta pressa que em vez de mastigar apenas engolimos a comida de forma apressada sem sequer sentir o sabor daquilo que estamos a comer. Alem de fazer com que a quantidade de comida ingerida seja maior também faz com que a digestão seja mais difícil. Mastigue lentamente a comida vai sentir mais prazer em comer e o seu estômago agradece.

Não coma demasiado

Não estou com isto a dizer que deve passar fome. Nem que deve saltar refeições. Deve comer até ao ponto imediatamente antes de se sentir cheio. Vai sentir melhorias na digestão e no seu peso.

Coma várias vezes ao dia

Fazer 5 a 6 pequenas refeições por dia que podem ser consideradas como pequenos lanches faz com que se sinta com mais energia durante todo o dia e irá fazer com que chegue ás principais refeições com menos fome. À medida que for reduzindo na quantidade de comida que ingere o seu peso vai reduzindo gradualmente também.

Aprenda a dizer “NÃO”

Sempre que lhe seja apresentado um alimento pouco saudável aprenda a dizer “não muito obrigado”. Não entenda isto como uma restrição, entenda como uma oportunidade de fortalecer o seu carácter e disciplina. Com isto está a fazer um bem fantástico à sua saúde.

Pratique algum exercício

Comprometa-se a fazer pelo menos 4 caminhadas de 30 minutos por semana. Alem de ajudar a queimar algumas calorias extra vai também acelerar o seu metabolismo dificultando o aumento de peso e garante que se mantenha saudável.
Espero que consiga dar o primeiro passo para que tenha uma vida mais saudável, não espere pelo dia ideal ou pela refeição certa, hoje é o dia ideal a próxima refeição é a ideal para começar a cuidar do seu bem-estar para ter uma vida longa e saudável.