Olá Pessoal!! Atendendo a pedidos e iniciando a temporada de  “NihonShoku” (Comida Japonesa)… Estou iniciando com uma das mais tradicionais receitas… O sunomono de pepino ( “Kyuri Sunomono”)… Assim, como em qualquer tipo de país, existem variações da culinária produzida no mesmo… Mas o interessante desta receita é que ela não varia praticamente em toda a parte do Japão… É como se fosse para nós, o torresmo que acompanha as nossas feijoadas… As feijoadas variam de região para região, mas o torresmo é o mesmo em qualquer parte do Brasil!! Assim, é o “Kyuri Sunomono” no Japão… lol

Acho que muitos de vocês devem estar se perguntando… Cadê o wakame? Pois é, o wakame é muito utilizado na parte central do Japão e, então, eu não coloquei na receita, porque é uma variação, que na minha opnião, não muda o sabor desta pequena entrada.

Então, chega de papo… Vamos para a receita!!!

### INGREDIENTES
  • 1/2 (meia) colher de chá de Sal (Shio)
  • 1 (um) Pepino Japonês Grande e Fino (KyuRi)
  • 1 (uma) colher de chá de Açúcar (SaTou)
  • 2 (dois) bastões de Kani (Kani)
  • 10 (dez) colheres de sopa de Vinagre de Arroz (KomeZu)
  • Aji-no-moto (AjiNoMoto)
  • Gergelim Preto (KuroGoMa)
### MODO DE PREPARO

a) Tirar o amargor do Pepino como apresentado na Receita No. 8.
b) Ralar o Pepino em pequenas escamas redondas.
c) Em um pote ou vasilhame, adicionar o sal, o açúcar, uma pitada de aji-no-moto e 4 colheres de vinagre. Misturar até dissolver bem.
d) Adicionar os pepinos ralados e misturar para que o pepino seja molhado por essa mistura. Amassar levemente e fechar o pote. Deixar na geladeira curando, sem congelar, por 1 (um) dia.
e) Cortar o Kani em pequenas fatias e adicionar ao pepino. Adicionar o restante do vinagre.
f) Deixar curando por 40 minutos.
g) Servir gelado e com um pouco de gergelim torrado.

OBS: O pote ou vasilhame deve ser escaldado antes. O sunomono pode ser guardado sem estragar na geladeira por mais ou menos 1 (uma) semana. Se quiser que o molho fique mais forte, basta aumentar a quantidade de vinagre e o tempo de cura.

Rendimento : Serve 2 Pessoas.