terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Os 7 locais mais perigosos da Terra

Conheça os lugares que poderiam colocar a sua vida em perigo.
 
Por Ráisa Guerra

Michael Stevens, o criador do canal Vsauce, no YouTube, postou um vídeo (em inglês) em que tenta responder a questão “Qual o local mais perigoso da Terra?”. A resposta para essa pergunta, no entanto, é mais complexa do que poderíamos imaginar, já que podemos dividir o termo “periculosidade” em diversas categorias — como violência, local em que se morre mais rápido, nível de poluição, número de fatalidades, entre outros.

O vídeo se inicia com a afirmação de que 93% de todos os humanos que já viveram estão mortos. Além disso, para cada humano vivo neste momento, existem 15 que já estão falecidos. Não há como negar que a Terra é um lugar perigoso, mas quais seriam os piores locais na superfície terrestre para se estar?

1 – Monte Everest

Começando com a temperatura: lugares extremamente quentes ou frios podem matar em horas — e, em certos casos, em minutos. Outro tópico que pode ser levado em conta é nossa necessidade de oxigênio, detalhe que nos leva ao Monte Everest: o pico mais alto do mundo e onde esse recurso é realmente mais escasso, existindo apenas um terço do oxigênio que precisamos quando comparado ao nível do mar.

Os 7 locais mais perigosos da Terra
(Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

Esse dado faria com que você morresse em apenas 2 ou 3 minutos se estivesse no pico da montanha sem nenhum aparelho de oxigênio como apoio.

2 – O fundo extremo do mar

A morte viria de forma ainda mais rápida se você estivesse no fundo do Mariana Trench, o lugar mais profundo do oceano — onde seu corpo seria coberto por cerca de 11 quilômetros de água, fazendo com que a pressão sobre você chegue a níveis absurdos.

Os 7 locais mais perigosos da Terra
(Fonte da imagem: Reprodução/Max Plant Intitut)

Com toda essa pressão, seus pulmões entrariam em colapso imediatamente e, sem oxigênio, o seu cérebro ficaria inconsciente em 15 segundos — e você estaria morto em 90 segundos.

3 – Morte instantânea na lava

Cair em um lago feito de lava é, provavelmente, a forma mais “instantânea” de morrer. Ao contrário do que vemos nos filmes — em que se uma pessoa cai na lava o corpo começa a ser consumido e afundado em partes, como se estivesse em uma areia movediça —, o que aconteceria na verdade seria ver “fogos de artifício”.

Juntar rocha-líquida em extremo calor ao corpo humano (que é basicamente composto por água) faria com que fôssemos transformados em vapor de forma explosiva. No vídeo acima, isso pode ser visto no exato momento em que uma ostra entra em contato com a lava (na marca de 3 minutos e 20 segundos).

4 – Onde está a malária

Agora, se não olharmos pelo lado de o quão rápido você morreria, mas sim pelo número total de fatalidades ocasionadas, teremos que nos focar em algo microscópico. Em 1918, a Influenza matou cerca de 100 milhões de pessoas, o que na época representava algo em torno de 3% da população total do planeta.

Os 7 locais mais perigosos da Terra
(Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

Mas, em termos de quantidade de fatalidades, o Plasmodium — o causador da malária — se destaca. O número total de mortos causados por essa doença em toda a história humana é de surpreender: de todos os homens que já existiram, pesquisadores afirmam que, provavelmente, metade morreu com a doença.
Então, em número de fatalidades em toda a história humana, e falando de uma forma estatística, o local em que o Plasmodium pudesse entrar na corrente sanguínea de uma pessoa por causa de uma picada de mosquito poderia ser chamado de o lugar mais perigoso da face da Terra.

5 – Lago Karachay

No entanto, o ser humano também consegue se tornar um “perigo” para ele mesmo ao poluir radicalmente alguns pontos do planeta — e o lago Karachay, na Rússia, é um bom exemplo disso.

Os 7 locais mais perigosos da Terra
(Fonte da imagem: Reprodução/Daily Mail)

Ele foi classificado como o local mais poluído na Terra, pois contém tantos poluentes radioativos que você pode receber uma dose mortal de radiação apenas por ficar por uma hora em alguns pontos ao redor do lago.

6 – Cidade com mais assassinatos

Ao analisarmos o ranking mundial de lugares seguros (lista normalmente feita com base em diversos fatores, como violência), a Somália é considerada o local mais inseguro da Terra. No entanto, levando em conta apenas o número de assassinatos, a cidade de Juarez, no México, apresenta números assombrosos: a cada 1 milhão de habitantes, aproximadamente 1500 são assassinados por ano.
Os 7 locais mais perigosos da Terra
(Fonte da imagem: Reprodução/Front Page Mag)

Mas, no ano passado, Juarez acabou por perder o posto de cidade com mais homicídios para San Pedro Sula, em Honduras, que registrou o número de cerca de 1600 assassinatos a cada 1 milhão de habitantes.

7 – Desastre em Chernobyl

No dia 26 de abril de 1986, uma falha no resfriamento causou uma explosão de um reator, dando início a um dos maiores desastres nucleares da história.
O acidente ocasionou uma fuga em massa, milhares de mortes e um nível de radiação tão perigoso que, até hoje, muitas partes próximas ao acidente continuam a ser bastante letais.

Os 7 locais mais perigosos da Terra

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

Mesmo que alguns pontos ainda sejam abertos para visitação, após mais de duas décadas, a radiação no local está acima de 250 microrroentgens, 10 vezes mais do que o normal para os seres vivos — detalhe que permite que os visitantes fiquem no lugar por apenas 15 minutos.

Fonte: YouTube | Vsauce, G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário: