quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Melhor tenis para caminhar

Qual o melhor tenis para caminhar?

Caminhar produz cerca de uma vez a uma vez e meia, o peso do corpo do praticante em impactos, se compararmos esses dados com os impactos sofridos na corrida (entre 3 a 5 vezes), descobrimos porque razão a caminhada é tão popular, pois não se torna tão agressiva para o corpo.
Hoje em dia é muito comum vermos pessoas a caminhar pelo exercício e bem-estar, muitos médicos recomendam caminhadas como forma de exercício. Com este guia será mais fácil identificar quais são os fatores decisivos na escolha dos melhores tenis para caminhar para as suas necessidades individuais.
Para escolher corretamente os “tenis” para caminhadas deve ter em conta três fatores:
  • O tipo de terreno
  • O tipo, frequência e intensidade das caminhadas
  • O Seu ciclo biomecânico

O Tipo de terreno

Em superfícies irregulares é necessário calçado que ofereça maior estabilidade, durabilidade e tração.
Tenis para caminhar em terrenos irregulares
Em superfícies estáveis, são necessário tenis com maior amortecimento de impactos e flexibilidade.
Tenis para caminhar em terrenos planos

O tipo, frequência e intensidade das caminhadas

Caminhar como forma de exercício, pode assumir diferentes formas, desde as caminhadas ocasionais, até as caminhadas com o objetivo de realizar trabalho cardiovascular, como o fitness walking, nordic walking, e o pedestrianismo, cada uma destas exige calçado com características específicas.
O Fitness walking; caminhar com o objetivo de fazer trabalho cardiovascular, exige calçado para superfícies regulares.
Fitness Walking
O Nordic walking exige calçado para superfícies irregulares, por se praticar melhor em terrenos não regulares, como os parques.
Nordic Walking
O Pedestrianismo exige calçado de outdoor.
Pedestrianismo
Frequência e intensidade
Não é o mesmo caminhar uma vez por semana durante 15 ou 20 minutos ou 3 a 5 vezes durante uma ou mais horas, quanto maior a frequência e intensidade maior importância deve ser dada à flexibilidade e leveza, podendo, em função dos pisos, características pessoais e intensidade de treino, optar por tenis de corrida.

O seu ciclo biomecânico

Todas as pessoas possuem um ciclo biomecânico único, alguns são pronadores e outros supinadores. O calçado possui características que ajudam a compensar esses problemas.
Em resumo
Existem diversos fatores a considerar quando escolhe uns tenis para caminhada; A forma do exercício, o tipo de terreno, a frequência e intensidade das caminhadas e o seu ciclo biomecânico. Se conseguir encontrar os sapatos que possuem as características adequadas às suas necessidades, praticará com maior conforto e com menores hipóteses de se lesionar.
Generalidades
Um par de tenis para caminhada deve ser mais flexível do que um par de tenis para outras modalidades como por exemplo ténis. Escolha modelos com a flexibilidade adequada, ao contrário do “senso comum” os tenis super flexíveis não são os mais adequados ou confortáveis para caminhar.
flexibilidade incorreta (o pé não flete assim)
F.A.Q/Perguntas Mais Frequentes
Posso utilizar teniss de outros desportos para caminhar?
Como principio não deve, especialmente se faz caminhadas superiores a meia hora, a não ser os tenis para correr, por se tratarem de desportos semelhantes biomecânicamente.
O bastão faz mesmo diferença ou é só mais um acessório dispensável?
Um bastão é uma grande ajuda nas caminhadas, o peso do seu corpo fica melhor distribuído se utilizar um bastão para caminhar, o bastão é particularmente recomendável para caminhadas de varias horas e essencial para Nordic walking, por complementar o trabalho muscular dos membros superiores.
É verdade que os melhores tenis para caminhar são os mais leves e flexíveis?
Nem por isso, mais uma vez temos que procurar descortinar quais são as características do praticante, por exemplo, se for pronador calçado muito leve e flexível poderia ser prejudicial.
Outro problema seria a flexibilidade no sítio errado, o pé apenas flete na zona metatársica, no entanto alguns tenis/sapatos fletem em pontos mais atrás, comprometendo a flexão correta.
As melhores meias são as de 100% Algodão?
Muitas pessoas (incluindo muitos profissionais de saúde) creem que as meias mais eficazes para a prevenção das lesões são as fabricadas em 100% algodão, esta crença está desajustada da realidade, Vários estudos demonstraram que as meias fabricadas em fibras químicas (por exemplo; poliéster, poliamida) provaram ser superiores, no papel de prevenção de bolhas, nomeadamente os modelos que possuem uma felpa densa, ou dupla camada (o que contraria a crença que as meias mais eficazes para certos tipos de desporto como corrida são as mais finas).
As fibras químicas devido à sua superioridade em evacuar o suor são mais adequadas para a fabricação de meias técnicas desportivas (especialmente as microfibras como o poliéster da marca registada, Coolmax©).
VN:F [1.9.18_1163]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário: